sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

NOVO ESPETÁCULO DA MAH.CIA DE DANÇA...



BARBRA, contração de barbárie brasileira. É o nome do novo espetáculo da Mah.Cia de Dança, assinado pelo bailarino e Coreógrafo Admilson Maia. O espetáculo será fruto da Residência Artística que o artista-docente fará na Escola Municipal Maria das Vitórias. BARBRA irá propor uma hibridação das técnicas de dança afro-brasileiras tradicionais e contemporâneas, a ser protagonizado pelos dançarinos-aprendizes. Ou seja, é uma ação pedagógica de arte-educação na modalidade dança.
 

O projeto contemplado pelo Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo Federal/MINC, tem a produção da Ágora- Produção e Execução de Projetos e parceria da Fundação Vital Farias de Arruda. O Artista-residente atuará durante 08 meses, na busca de, a partir do corpo cotidiano e das práticas de danças dos alunos, efetivar atos de criação estética individuais e coletivas no cruzamento de conteúdos vivenciais do uso da corporeidade como linguagem em dança contemporânea.

Maia utilizará da noção de Bricolagem, dispondo toda sua experiência internacional nos palcos para mediar com os fazeres da Escola e da Comunidade. Conhecido pela incrível capacidade de misturar criação coreográfica e temas polêmicos, Admilson, afirma está apaixonado pelo modo como a juventude local assume o lugar coletivo de convivência; “Não precisamos sair daqui para entender que a cidade é um corpo que exclui a juventude negra! Os rolezinhos que os políticos fazem durante as eleições, os assaltos às escolas, a segregação desse bairro com o resto da cidade... e principalmente a não-história dos povos afrodescendentes são elementos irei pôr nas trocas entre os aprendizes e eu; tudo será transformada em discurso do corpo”.

 A gestora da escola, Marilac Oliveira está confiante que a presença de Admilson Maia será muito importante para a elevação da estima e confirmação de que a comunidade possui um potencial para dialogar com seus dilemas. “Tivemos total apoio da Secretaria de Educação, principalmente da coordenadora do Mais Educação de Campina Grande, Izabel Veiga. A carência social e a dificuldade de compreender que a educação e a cultura são importantes estratégias para a mudança das condições de vida, são as principais barreiras que nosso discentes devem superar. E esse Programa é fundamental para a fecundação de uma visão intrínseca de arte na comunidade escolar.

A comunidade do Bairro das Cidades acompanhará todo o processo de construção do espetáculo, Admilson trabalhará nas praças e ruas do bairro, para o coreógrafo, a inserção da arte na escola passa também pela comunidade. “Nossa ação pretende fazer do bairro um pólo de cultura e arte. O bairro terá um novo residente, a dança. Imagine numa noite, uma rua com cadeiras nas calçadas e moradores assistindo bem à sua frente um ato de dança em que os jovens dançam a sua cultura. Nesse dia a novela será trocada por um espetáculo de dança na porta de casa. Depois aportaremos em outras escolas, outros bairros. Conclui entusiasmado.

SERVIÇO:

Residência Artística: Programa Mais Cultura nas Escolas

Admilson Maia (Mah. Cia de dança) – Campina Grande/PB

Espetáculo: BARBRA – Barbárie Brasileira

Produção: Ágora- Produção e Execução de Projetos/ Fundação Vital Farias de Arruda

LOCAL: Escola Municipal Maria das Vitórias

Contatos(83) 9641.1749/8848.5314

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário